Caso Clinico Atropina Pdf !!HOT!! Free
Caso Clinico Atropina Pdf Free ---> https://shurll.com/2sXpFl
A nicotina é uma substância perigosa, extraída das folhas de fumo. Quando absorvida em quantidade excessiva, ela pode levar à insuficiência respiratória e à parada cardíaca. A comercialização de cigarros eletrônicos (e-cigarros) permite que os usuários manuseiem diretamente o líquido, com consequente aumento do risco de exposição à nicotina líquida. Descrevemos nossa experiência no tratamento do caso de um paciente que ingeriu elevada concentração de nicotina líquida contida em líquido para e-cigarros. O paciente apresentava bradicardia e hipotensão, que são sintomas de estimulação parassimpática, além de comprometimento da consciência. O paciente teve recuperação após tratamento com atropina e vasopressor.
No presente caso, o paciente apresentava taquicardia, vômitos, diarreia e sudorese sem hipotensão antes de chegar ao pronto-socorro. Porém, 1 hora após a ingestão, desenvolveu bradicardia, hipotensão e grave fraqueza. Enquanto o paciente não apresentava comprometimentos autonômicos da respiração ou da saturação de oxigênio, teve dispneia e dificuldade para abrir os olhos em razão de fraqueza. O paciente relatou melhora subjetiva da dispneia após receber atropina, uma alteração para a qual se podem cogitar três possíveis explanações. A dispneia pode ter sido provocada pelo aumento das secreções brônquicas, que foi aliviada pela administração de atropina. Alternativamente, a dispneia pode ter resultado do comprometimento da função da musculatura respiratória pela ação da nicotina na junção neuromuscular, um efeito que pode ter desaparecido com o tempo. Além disto, a dispneia pode ainda ter sido causada pela acidose metabólica, em razão do ácido láctico. A análise gasométrica arterial do paciente mostrou acidose metabólica com anion gap e alcalose metabólica. Adicionalmente, os níveis de ácido lático estavam aumentados. Não podemos definir se a acidose lática deu-se por conta do choque ou do efeito direto da nicotina.
O tratamento da intoxicação aguda por nicotina líquida consiste na administração de cuidados de suporte. Os sintomas cardiovasculares e respiratórios causados pela estimulação parassimpática devem ser monitorados. Deve-se administrar solução salina para tratar a hipotensão. Caso esta persista, deve-se considerar o uso de norepinefrina ou de dopamina. A atropina deve ser administrada para tratar bradicardia ou dispneia ocorrida por conta da secreção pulmonar. No caso de dispneia com secreção pulmonar, uma dose de 0,5 a 1,0mg de atropina deve ser administrada em intervalos de 5 a 10 minutos. É rara a ocorrência de convulsões, mas, se ocorrerem, devem se administrados lorazepam, diazepam ou barbituratos. Deve ser considerada a realização de lavagem gástrica ou irrigação, para tratar a ingestão aguda de nicotina, em razão dos vômitos induzidos pela nicotina. No entanto, é melhor remover os materiais que liberam nicotina.(1414 Miyauchi M, Hayashida M, Hirata K, Hirata K, Yokota H. Gastric lavage guided by ultrathin transnasal esophagogastroduodenoscopy in life-threatening case of tobacco extract poisoning: a case report. J Nippon Med Sch. 2013;80(4):307-11.) É também imperativo manter um débito urinário adequado, já que a nicotina é excretada pelos rins. O uso de carvão ativado pode ser eficaz para diminuir a concentração de nicotina no sangue, já que ela tem uma circulação entero-hepática.(1515 Juurlink DN. Activated charcoal for acute overdose: a reappraisal. Br J Clin Pharmacol. 2016;81(3):482-7.) 2b1af7f3a8